Topo

Histórico

Categorias

Gisela Rao

Como em Narayama, voltamos a querer levar os velhos pra morrer na montanha?

Gisela Rao

19/04/2020 04h00

www.freepik.com

Eu não tive uma adolescência com avós amorosos para todo lado, como nesses filmes americanos. Quem me dera! Meu dois avôs morreram jovens, a avó por parte de pai era distante e a outra avó tinha uma personalidade difícil, mas eu gostava de dormir na sua casa, às sextas-feiras. Lá, eu me deliciava com macarrão com molho de tomate e frango, musse de chocolate e os filmes bons que passavam tardão da noite.

Um desses filmes inesquecíveis chama-se "Balada de Narayama" (1984), do diretor Shohei Imamura. A obra retrata um pequeno vilarejo rural no interior do Japão. Naquela época, quando um idoso atingia 70 anos, ele deveria ser levado à montanha sagrada para morrer. Ou seja: velho era um fardo que ninguém queria. Filme antigo e triste pra diabo, mas que nunca pareceu tão atual como nos últimos meses.

Veja também

Desde que essa pandemia de coronavírus começou, já ouvi tanto absurdo que só podemos estar vivendo uma "Síndrome de Balada de Narayama". Ouvi gente pouco se importando com a vida dos idosos. Outros querendo isolá-los – como se já não fossem afastados e esquecidos. Alguns propondo camburão para pegar as pessoas acima de 60 que estiverem nas ruas e os mais radicais propondo um campo de concentração para levar os infectados, incluindo, claro, os mais velhos. Pois é, um horror!

A médica paliativista Ana Claudia Quintana disse uma coisa interessante outro dia em uma live: por causa da pandemia, estamos tratando pior nossos idosos. Estamos sendo mais autoritários, mandando mais, proibindo mais, obrigando mais, dando mais dura, tratando como crianças – tudo isso com a desculpa furada e infundada do "amor". Sim, estamos cada vez mais deixando de ouvir suas vontades, opiniões, sentimentos e, principalmente, sabedoria. O coronavírus está mesmo expondo o melhor e o pior de nós.

Não são os velhos que devemos levar para a montanha, como no filme de Shohei Imamura. É o nosso egoísmo, prepotência, arrogância, desrespeito. E que fiquem por lá morrendo, sem água e sem alimento. 

Obrigada por ter vindo aqui. Te espero nos comentários.

#EnvelhecerSemPhotoshop #EnvelhecerSemVergonha #VigilantesDaAutoEstima

Insta: @giselarao  Face: https://www.facebook.com/giselarao

Sobre a Autora

Gisela Rao é criadora e criatura de conteúdo, safra 64 – Ano do Dragão. Publicitária e escritora, é “porta-bandeira” dos temas sexo e autoestima, trazendo para a comissão de frente algumas das grandes pedras-no-scarpin femininas. Teve os programetes “Repórter Rao” e “A Monja e Emotiva” (UOL) e foi colaboradora das revistas e jornais: Folha de S.Paulo, Jornal da MTV, Época, Marie Claire, SPFW Journal, Isto É Gente, UMA, VIP, Bons Fluidos, Viagem & Turismo e TOP Destinos. É autora dos livros “Sex Shop”, “Tchau, Nestor” e ‘Não Comi, Não Rezei, mas Me Amei”. Opa! Não desligue ainda, tem mais: foi fundadora do Movimento Vigilantes da AutoEstima e uma das idealizadoras da ONG Estou Refugiado.

Sobre o Blog

A ideia desse blog é trazer um “Ufa!” para os perrengues da “classe” 50+: corpo, preconceitos, paúras, relacionamentos, medo de morrer, sexo... num tom divertido, autobiográfico e gente-como-a-gente. #EnvelhecerSemPhotoshop

Gisela Rao