Topo

Histórico

Categorias

Gisela Rao

Manual de sobrevivência da autoestima na quarentena

Gisela Rao

29/03/2020 04h00

www.freepik.com – freepic.diller

Eu sei, eu sei, certamente a fofa da foto, aí acima, não está trancafiada em casa há duas semanas, sem dar um rolê saudável, sem ir ao salão de beleza e com o rabo do gato na cara, enquanto tenta trabalhar remotamente, mas achei legal já começar o post com uma foto bem astral.

Mas, pera um pouco, antes de dar sugestões para o manual, vamos entender o que cazzo é autoestima. Todo mundo fala de amor próprio pra cá e pra lá, mas parece que é mais fácil encontrar o papa tomando café na padaria da esquina do que se gostar verdadeiramente, ainda mais na quarentena.

Veja também

Para a psicóloga Neiva Bohnenberger, autoestima é uma combinação de autoimagem (como me vejo), de autoconceito (o que penso sobre mim) e de autoconhecimento (como me sinto a respeito de quem eu sou e sobre o lugar que ocupo no mundo). E eu ainda acrescentaria mais um item: é o seu combo de qualidades, todas juntas, misturadas, e que, acredite, nem um vírus ensandecido é capaz de mudar. Mas vamos lá, virar no Jiraya da autoestima, com essa dicas:

1) Você entrou na quarentena pin-up e vai sair o Chewbacca, do "Guerra nas Estrelas"? Calma! Tem muito produto que ajuda a fazer depilação em casa, como cremes. Confesso que a primeira (e última vez) que me depilei em um salão, entrei na piscina do prédio com roupa e tudo pra aliviar. Afe! Como doeu.

2) Um dos pilares da autoestima é cag@$ pra opinião alheia. Aproveite que você vai ficar um bom tempo sem ser julgada nas redes sociais, já que pegaram o coronavírus pra Cristo-da-vez.

3) Todo mundo está focando nas perdas. Foque nos ganhos. Conheceu novas pessoas? Fez atos solidários? Criou ideias pra sair da crise financeira? Criou financiamento coletivo (ou Vakinha) pra ajudar alguém (estou ajudando a Arca da Polly, com 80 gatinhos abandonados)? Aprendeu a letra de "Bella, Ciao!" pra engrossar o coro da italianada?

4) Ficar em quarentena sozinha é osso. Se eu disser que estou com mais vida social agora, você acredita? Terça-feira "encontrei" três amigas no Zoom, cada uma em um país. Sexta-feira tive um "jantar" mexicano com amigos. A ideia era cozinhar todos juntos (mas eu pedi no iFood e, sim, lavei "as havaiana" depois). E, ó, você pode ver vídeos "junto" com os amigos nesta plataforma, com direito a comentar: Rave.io

5) Amor incondicional é tudo nessa vida. A adoção de animais, nos Estados Unidos, aumentou nessa época de quarentena. Fale com as girls do Adote um Gatinho para uma adoção responsável ou com outra ONG séria.

6) Resgate seu feminino. Faça aulas de dança do ventre, flamenca, Bollywood. Isso dá uma empoderada braba e é de graça no YouTube. Resumindo: dance que nem uma louca.

7) Tire projetos pessoais da gaveta. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Você não é só o seu crachá.

8) Se um dos pilares da autoestima é o autoconhecimento, aproveite para meditar, já que sua agenda está zerada. Conheça melhor o seu corpo também, faça uma visita, com calma, à rainha dos Países Baixos. Se ame e dê vexame.

9) Pesquisas revelaram que gratidão aumenta a imunidade. Eu já agradeci até por ter o pecado capital da preguiça – que me fez pedir bem menos doces no delivery só de pensar em lavar o chinelo, as mãos e a embalagem depois.

10) O Papa passou o rodo nas almas da gente e perdoou todo mundo. Isso quer dizer que não precisamos mais de visto para entrar no Céu! Isso não dá uma sensação de leveza?

11) Autodepreciação é o Toddyinho da baixa autoestima. Não entre nessa vibe.

12) Ria que nem o Coringa. Rir aumenta a autoestima e tudo o mais que você quiser. Melhor ainda: ria de você mesma nessa situação, antes que alguém o faça.

Tamos juntas?

#EnvelhecerSemPhotoshop #EnvelhecerSemVergonha #VigilantesDaAutoEstima

Insta: @giselarao  Face: https://www.facebook.com/giselarao

Sobre a Autora

Gisela Rao é criadora e criatura de conteúdo, safra 64 – Ano do Dragão. Publicitária e escritora, é “porta-bandeira” dos temas sexo e autoestima, trazendo para a comissão de frente algumas das grandes pedras-no-scarpin femininas. Teve os programetes “Repórter Rao” e “A Monja e Emotiva” (UOL) e foi colaboradora das revistas e jornais: Folha de S.Paulo, Jornal da MTV, Época, Marie Claire, SPFW Journal, Isto É Gente, UMA, VIP, Bons Fluidos, Viagem & Turismo e TOP Destinos. É autora dos livros “Sex Shop”, “Tchau, Nestor” e ‘Não Comi, Não Rezei, mas Me Amei”. Opa! Não desligue ainda, tem mais: foi fundadora do Movimento Vigilantes da AutoEstima e uma das idealizadoras da ONG Estou Refugiado.

Sobre o Blog

A ideia desse blog é trazer um “Ufa!” para os perrengues da “classe” 50+: corpo, preconceitos, paúras, relacionamentos, medo de morrer, sexo... num tom divertido, autobiográfico e gente-como-a-gente. #EnvelhecerSemPhotoshop

Gisela Rao